domingo, 1 de junho de 2014

TEA - RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE BAIXA TECNOLOGIA





             




             O autismo é caracterizado por alterações na socialização, linguagem/comunicação e comportamento. A pessoa que com TEA mostra como características déficits persistentes na comunicação e interação social.

          Os Recursos de baixa tecnologia podem contribuir para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com autismo e  consequentemente promover maior independência e Inclusão.

        Selecionei alguns recursos que podem ser usados a partir das situações e necessidades específicas de cada aluno.

  Jogos com faces: trabalhar o reconhecimento de emoções com fotografias.

 

Para ser trabalhado com alunos de diversas idades, em sala de aula, sala de recursos e em casa.

Na última figura, o nome da emoção pode estar escrito embaixo da imagem. A depender do que for trabalhado, os cartões podem ser feitos com os nomes das imagens. Assim, uma outra forma de uso seria associar imagens e o nome das emoções.

Uma variação que também pode usar a estrutura dessa atividade é usar rostos familiares para o aluno e pedir que os identifique. Os cartões também podem conter o nome da pessoa ou seu grau de parentesco e até as características físicas, ou seja, ao olhar a foto o aluno deve pegar o cartão com o nome da pessoa, seu grau de parentesco e suas características físicas (cabelo preto, óculos, branca…).

Chamada com foto :Trabalhar socialização e oralidade

Para trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada.
O aluno  coloca a foto dos colegas que estão presentes, nomeia–os e realiza a contagem dos presentes. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno.

  Chaveiro de comunicação

 

Conhecemos as pranchas e painéis de comunicação, que são personalizadas de acordo com as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do aluno e podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números.
O Chaveiro de comunicação tem os mesmos objetivos, porém o aluno pode levá-lo para qualquer ambiente como auxilio na sua autonomia e socialização. É um recurso prático.


São fichas com figuras importantes para a comunicação, unidas no canto superior por uma argola de chaveiro, de forma a se poder trocar as figuras com facilidade. Uma alça larga também está inserida na argola, para possibilitar que o chaveiro fique pendurado ao pescoço do estudante. O chaveiros podem ser confeccionados de acordo com o ambiente que o alunos estará.

 

 

3 comentários:

  1. Scheila,
    Parabéns pela postagem. As sugestões de atividades além de criativas contribuirão para o desenvolvimento do aluno com TEA com relação a comunicação e interação do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Encantador a sua seleção de materiais porque todas nós poderemos construir algo bem próximos com pouco investimento material. Muito bom, adorei! Bj

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das dicas de atividade, foram bem diversificadas envolvendo comportamento, socializalçao e escrita.Parabéns.

    ResponderExcluir